O que saber sobre otite externa aguda

A otite externa aguda, também conhecida como otite do nadador, é a dor de ouvido causada por inflamação, irritação ou infecção da pele do canal do ouvido. Os sintomas, incluindo coceira, frequentemente ocorrem após acúmulo de água ou umidade no ouvido que pode proporcionar disseminação de bactérias ou fungos pelo local. Essa condição pode ocorrer em pacientes de qualquer idade que tenham entrado em contato intenso com água.

O que causa a otite externa?

Uma fonte comum de infecção é o aumento de umidade acumulado no conduto auditivo proveniente de banhos, chuveiros, natação ou ambientes muito úmidos. Quando a água está acumulada no conduto, bactérias da própria pele do canal se multiplicam causando infecção principalmente se a pele estiver arranhada. O tratamento consiste em redução da dor, prevenção da disseminação da infecção e eliminação de qualquer efeito que isso possa ter na audição.

Outros fatores que contribuem para otite externa:

• Contato com bactérias excessivas que podem estar presentes em ofurô ou águas poluídas.
  • Limpeza excessiva do conduto com hastes flexíveis.
  • Dano à pele do canal auditivo externo após irrigação para remoção de cerume.
  • Um corte na pele do conduto.
  • Uso de aparelhos auditivos.
  • Outros problemas da pele que afetam o conduto auditivo externo como eczema, seborréia ou irritação por agentes químicos como sprays de cabelo ou tinturas.

Quais são os sinais e sintomas?

Os sintomas mais comuns são coceira no ouvido e dor que piora quando ocorre manipulação da orelha. Outros sintomas e sinais incluem:

• Sensação de ouvido tampado.
  • Drenagem de secreção pelo ouvido.
  • Febre (mais raro).
  • Dificuldades auditivas.
  • Dor intensa que vai da orelha ao pescoço, face ou lateral da cabeça.
  • Gânglios aumentados ao redor da orelha ou na região superior do pescoço. Vermelhidão e edema da pele ao redor do ouvido.

Por que as pessoas pegam essa doença?

Uma orelha que coça e dói pode ser causada por fungos ou alergias, mas mais frequentemente isso resulta de dermatite crônica (inflamação da pele) do canal do ouvido. Otorrinolaringologistas são os médicos indicados para prescrever o tratamento que seja com gotas no ouvido, cremes ou pomadas para tratar o problema.

Dicas de prevenção

• Uma orelha seca tem menor chance de ser infectada, então use uma toalha seca ou secador de cabelo para secar suas orelhas após natação ou banho.
  • Tenha cuidado de limpar suas orelhas periodicamente com um otorrinolaringologista se você tem coceira nas orelhas, ou uma cera descamativa ou muito cerume.
  • Não use hastes flexíveis para remover cerume. Isso leva a acúmulo de cera e sujeira no ouvido, remove a camada protetora de cerume e irrita a pele do conduto auditivo, criando ambiente favorável à infecção.
  • Não coloque grampos de cabelo, chaves ou qualquer outro objeto dentro dos ouvidos. Isso pode causar arranhões na pele e introduzir bactérias e fungos no local.

Para avaliação da queixa o médico irá observar vermelhidão e inchaço do conduto auditivo. Também pode ser feita coleta de material para cultura se você tiver infecções de repetição.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da otite externa é feito com limpeza cuidadosa do local e gotas otológicas. A não ser que a infecção tenha se espalhado para além do conduto auditivo, antibióticos via oral não são necessários. Corticóides ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço.

Como as gotas otológicas devem ser aplicadas?

• Alguém deve pingar as gotas no seu ouvido (se possível).
  • Você deve deitar com o lado afetado para cima.
  • Após aplicar as gotas deve-se puxar a orelha com as mãos para ajudar que as gotas cheguem ao fundo do conduto.
  • Depois de aplicar a medicação é necessário permanecer nessa posição deitada por poucos minutos.

Se o conduto estiver fechado devido ao edema pode-se colocar uma esponja ou curativo no canal para que a medicação tenha efeito. Antibióticos por via oral podem ser prescritos se a infecção se espalhar para além do conduto ou se o paciente tem outra condição como diabetes que pode favorecer complicações. Corticóides podem ser usados para reduzir edema. As consultas de seguimento são importantes para permitir a limpeza adequada do local e monitorar a melhora do quadro. Com tratamento adequado a maioria das infecções melhoram em 7 a 10 dias.

Com a melhora da infecção a audição usualmente volta ao normal. Caso isso não ocorra o otorrinolaringologista deve ser consultado.